Identidade visual

LOGO PPGO (2021)

LOGOS E DOCUMENTOS:

Mais informações: https://identidade.ufsc.br/

 

HISTÓRIA DE CRIAÇÃO DA LOGO DO PPGO 


Em outubro de 2021 foi lançado o concurso para nova logomarca do PPGO-UFSC em comemoração aos 50 anos de criação do programa.

A logo acima foi a ganhadora do concurso, conforme normas do Edital Interno de 28/09/2021. A nova identidade visual do PPGO foi elaborada pela mestranda Roberta Lessa (foto ao lado).

Texto elaborado pela autora contando como surgiu a ideia de criação/elaboração do símbolo:

Sempre foi um desejo realizar o mestrado, sempre tive aptidão em realizar projetos artísticos, apenas pelo medo da negação ou a insegurança eu não participaria do concurso, porém, eu não acreditei no meu potencial em entrar no PPGO da UFSC através do processo seletivo, e isso aconteceu, então achei justo comigo ao menos tentar participar do concurso para criação da nova logomarca do Programa e quando ela foi escolhida, pude estar imensamente honrada. O processo de criação simplesmente fluiu, pensei nas coisas que mais tinham simbolização para mim em relação ao programa, juntamente com formas abstratas que deixassem a logomarca visivelmente atrativa para qualquer um, seja ele conhecedor ou não do que é um programa de pós-graduação. Em relação às cores da logomarca, pensei em cores calmas, sérias, neutras. Desta forma, escolhi o preto que representa poder, força, inteligência e modernidade, a cinza que significa neutralidade, maturidade e seriedade e o bege representando à calma e a passividade, significados todos estes que julgo importante termos durante o processo de pós-graduação, seja ele em que nível e esfera se encontra.

O que o símbolo representa/simboliza para a autora:

Cada discente, docente e/ou funcionário da UFSC percorrem seus caminhos de formas distintas, cada um com seus valores, dores e glórias, simbolizando isto pelas linhas “desalinhas” ao fundo, porém, ao passar pelo Programa de Pós-Graduação da UFSC, seus caminhos se cruzam e trocam experiências valiosas, tornando-se pessoas diferentes e provavelmente melhores após essa vivência. Além disso, é de suma importância citar do ponto de visto institucional, já que eu, como discente recente da Universidade, já vivencio a revolução pessoal, mas também profissional e estudantil (ilustrada pelo microscópio substituindo a letra G do Programa).