Defesa de Dissertação – Mestrado
As solicitações de banca devem ser encaminhadas para a secretaria do PPGO por e-mail até 72h úteis antes da reunião do Colegiado Delegado para inclusão na pauta.
Utilize o assina.ufsc para assinar a documentação.
Para verificar orientações sobre o Trabalho de Conclusão de curso, clique aqui.
REQUISITOS
Antes de solicitar a defesa, o aluno deverá verificar se já realizou as seguintes etapas e se estas estão descritas no seu histórico escolar:
- exame de proficiência;
- qualificação do projeto da dissertação;
- todas as disciplinas obrigatórias;
- quantidade mínima de créditos;
- nota em todas as disciplinas cursadas;
- Para aluno bolsista*: matricula em estágio de docência (verifique a norma da agência de fomento)
*Independente do tempo de vigência da bolsa
Além dos registros no histórico escolar, o aluno deverá comprovar produção acadêmica:
- Para alunos sob o Regimento de 2017:
– Submissão de um artigo científico (Qualis Odontologia B2+), com o seu orientador.
– Publicação de um resumo em Anais de congresso (Qualis Odontologia A), conforme Procedimentos para defesa de dissertações/teses
- Para alunos sob o Regimento de 2022: comprovar a produção acadêmica conforme descrito na RESOLUÇÃO N° 07/2024/PPGO
CONSTITUIÇÃO DA BANCA:
- Presidência da banca de defesa poderá ser exercida pelo orientador ou coorientador;
- Banca deve ser constituída por, no mínimo, dois membros examinadores titulares, sendo ao menos um deles externo ao Programa (PPGO). Todos os membros devem ter o título de doutor.
(Obs¹.: Todos os membros de banca podem ser externos à UFSC; pode haver mais de três membros titulares)
(Obs².: Os egressos de até cinco anos do PPGO são considerados membros internos) - Para garantir a composição mínima na falta de um dos titulares, a banca deve ter um suplente.
Assim, a banca deverá ser constituída de:
– Presidente (orientador ou coorientador)
– Titular externo ao PPGO
– Titular
– Suplente externo ao PPGO
– Opcional mais um Suplente
Para membros externo à UFSC: Se o docente nunca participou de uma banca no PPGO, será necessário cadastrá-lo no CAPG. Para isso, encaminhe o formulário de cadastro com os dados do membro (clique aqui para baixar).
FORMATOS DA BANCA
- Presencial
- Totalmente remota, por videoconferência
- Presencial com membros de banca participando de forma remota*
*Caso a banca seja presencial com membro externo participando por videoconferência (formato híbrido), após a banca, será necessário o envio de um parecer de participação do membro externo. Um modelo de documento está disponível em: https://ppgo.ufsc.br/documentos-e-formularios-2/
SOLICITAÇÃO DE DEFESA
- Reserva do local
[Para bancas presenciais] Salas de aula do bloco H ou Auditório do CCS/Auditório do Bloco H. Verificar a disponibilidade no site www.reservas.ccs.ufsc.br e, se estiver livre, solicitar ao orientador a reserva.
- Documentos necessários para solicitar a defesa
Preencha o formulário para elaboração do pedido https://forms.gle/gKmSZ4knNh3xB2nn9. Após o preenchimento você receberá um arquivo por e-mail. Verifique as informações e assine.
Encaminhe o formulário de solicitação assinado, com o histórico escolar anexo, bem como os demais documentos solicitados na RESOLUÇÃO N° 07/2024/PPGO para o e-mail do PPGO – ppgo@contato.ufsc.br.
A documentação exigida deverá ser enviada com antecedência de até 72h úteis antes da reunião do colegiado delegado (verifique a agenda das reuniões).
- Observações:
A PROPG exige que o título da Dissertação ou Tese que constar na ata seja o definitivo. Por esse motivo, a ata irá com o espaço do título em branco para ser preenchido após a definição do título final.
MODELO DE CONVITE PARA DIVULGAÇÃO DE BANCA
APÓS A DEFESA:
O aluno deverá entregar/encaminhar a ATA da defesa original preenchida e assinada pela banca e pelo próprio aluno para a secretaria, em até 48 horas úteis para registro.
Antes de solicitar a assinatura do coordenador do PPGO no documento final de dissertação, conferir se o documento está de acordo com as normas da Biblioteca Universitária (BU). O coordenador assinará eletronicamente o documento após a assinatura do orientador.
A versão final do trabalho de dissertação deve ser enviado pelo aluno ao Repositório Institucional da UFSC. Confira aqui mais informações.
Para solicitar a emissão do diploma, verifique os procedimentos necessários e documentos solicitados clicando aqui.