Destaques PPGO – Programa SMART Monitoring

21/12/2023 10:03

O programa de computador SMART Monitoring foi desenvolvido com a função de aferir medidas de lesões planas bucais e de pele, utilizando fotografias clínicas associadas a um dispositivo de escala. O uso desse programa é encorajado em pesquisas acadêmicas e ensaios clínicos que possuam como objetivo monitorar lesões e avaliar sua remissão ou progressão. O programa foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial e foi fruto de um trabalho de dissertação de mestrado da aluna Fabiane Smiderle, do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFSC, na área de Concentração de Diagnóstico Bucal, sob orientação do Prof. Gustavo Davi Rabelo e colaboração dos professores Liliane Janete Grando e Ricardo Armini Caldas.———

O programa está disponível no website https://smartmonitoring.ufsc.br/   e tem sua versão beta disponível para download de forma gratuita, mediante preenchimento de formulário específico. Vídeos e tutoriais estão também disponibilizados no site, incluindo informações para confecção dos dispositivos de escala impressos em impressoras 3D.

Leia a notícia na íntegra: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/comunicacao/noticias/hospital-da-rede-ebserh-em-santa-catarina-contribui-com-desenvolvimento-de-software-que-monitora-evolucao-de-lesoes-bucais

Professores Gustavo Davi Rabelo e Ricardo Armini Caldas, do Departamento de Odontologia da UFSC, e Liliane Janete Grando, do Departamento de Patologia da UFSC.

Equipe de colaboradores: a mestra Fabiane Smiderle e os programadores Guilherme Grando Carqueja (da esquerda) e André Provensi (da direita).