Perguntas frequentes de candidatos(as)

Prezado(a) candidato(a),

Leia atentamente o Edital para verificar requisitos de ingresso, documentos necessários, etapas de seleção, entre outros.

>> Dúvida sobre a Tabela de pontuação (ANEXO II) e seus comprovantes – clique aqui

Abaixo elencamos algumas perguntas sobre o funcionamento do programa, válidas para todas as áreas de concentração:

1.Preciso conversar com um professor do programa antes de elaborar meu projeto de pesquisa?

Não. No entanto, o projeto de pesquisa deve estar de acordo com a linha de pesquisa escolhida e contendo as partes elencadas no edital.

2. Qual a frequência das aulas? O curso é presencial?

O curso é presencial e semestral. As aulas são ministradas semanalmente, ao longo do semestre, conforme o plano de ensino da disciplina. Antes no inicio do semestre letivo, no site do PPGO, é publicada a grade de horários das disciplinas.

Sua frequência de aulas semanais depende do número de disciplinas que você decidir cursar no semestre. Geralmente, a carga horária de uma disciplina equivale a uma manhã ou uma tarde na semana (veja um exemplo, clicando aqui).

3. Qual a quantidade de créditos exigida?

Os créditos exigidos no curso de MESTRADO são 24 créditos. Destes:

• 06 créditos corresponderão à elaboração da dissertação.
  • 18 créditos em disciplinas e/ou atividades complementares, sendo que, no mínimo, 12 corresponderão a créditos em disciplinas.

O mínimo de créditos exigidos no curso de DOUTORADO são 32 créditos. Destes:

• 12 créditos corresponderão à elaboração da tese.
  • 24 créditos em disciplinas e/ou atividades complementares, sendo que 12 correspondem a créditos em disciplinas obrigatórias.

4. Como funciona a distribuição de bolsas?

As bolsas do PPGO são redistribuídas anualmente para os alunos regularmente matriculados no programa, através de um edital específico.

O edital de redistribuição de bolsas é publicado após a seleção de novos candidatos.

5. Como faço minha inscrição no Processo Seletivo?

Passo a passo para inscrição no CAPG.

As inscrições estarão abertas de 06 de abril até 03 de maio de 2023, para ingresso em agosto de 2023.

A inscrição deverá ser realizada, exclusivamente, pelo Sistema de Controle Acadêmico da Pós-Graduação (CAPG), pelo link: https://capg.sistemas.ufsc.br/inscricao/, Processo: Seleção de Candidatos – Edital Nº xx/xxxx/PPGO.

O(A) candidato(a) deverá anexar, nos campos próprios, cada um dos documentos solicitados, conforme descrito no edital.
Cada documento exigido para a inscrição deve ser gravado em arquivos separados, em formato Portable Document Format (.pdf), legível, na íntegra, e com tamanho máximo de arquivo de 100 megabytes.