Destaques PPGO

DOCENTE DO PPGO OBTÉM CONCENSSÃO DE PATENTE DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PROJETADA PARA OSTEORREGENERAÇÃO
Calendário - ícones de negócios e finanças grátis Publicado em 04/09/2024

Prof. Dr. Ricardo Luiz Cavalcanti de Albuquerque Júnior, docente permanente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) e do Departamento de Patologia da UFSC, conquistou mais um marco acadêmico significativo no mês de agosto, ao obter a concessão de uma nova patente de inovação tecnológica pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A invenção patenteada diz respeito ao desenvolvimento de scaffolds tridimensionais à base de compostos poliméricos biocompatíveis, integrados com micropartículas de otólitos, concrescências ósseas ricas em carbonato de cálcio encontradas no ouvido interno de peixes teleósseos, como a Cynoscion acoupa (pescada amarela). Ricos também em matrizes proteicas chamadas de otolina, estruturalmente semelhantes ao colágeno tipo VI, que participa ativamente da neoformação e mineralização óssea em humanos, os otólitos foram incorporados em scaffolds poliméricos 3D, especialmente projetados para acelerar e guiar a regeneração de tecidos mineralizados.

Leia a notícia na integra clicando aqui.


DIÁLOGO COM A PRESIDENTE DA CAPES: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES DO PPGO
Calendário - ícones de negócios e finanças grátis
 Publicado em 28/08/2024

No dia 27 de agosto, a Presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, realizou uma reunião aberta no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB), promovida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação. O encontro contou com a presença de coordenadores de programas de pós-graduação, docentes, discentes e técnicos administrativos em educação (TAEs), que se reuniram para discutir temas fundamentais para o futuro da pós-graduação no Brasil.

Representando o Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO), os professores Elena Riet, Ana Lúcia Mello, Thais Gonçalves e Ricardo Albuquerque estiveram presentes, contribuindo ativamente para o debate. Durante a reunião, foram abordados temas como o Plano Nacional de Pós-Graduação e o processo de avaliação da CAPES, essenciais para o desenvolvimento e fortalecimento dos programas de pós-graduação.

A participação dos nossos docentes nesse diálogo reforça o compromisso do PPGO em estar alinhado com as diretrizes e desafios que norteiam a pós-graduação no país. As reflexões e contribuições trazidas pela comunidade acadêmica durante o evento serão fundamentais para guiar as próximas etapas de nosso trabalho.

 


PARTICIPAÇÃO NO “YOUNG ITI WORLD SERIES”
Calendário - ícones de negócios e finanças grátis Publicado em 28/05/2024

O Professor do Departamento de Odontologia Gabriel Magrin teve a honra de participar como finalista numa competição científica de caráter mundial, o “Young ITI World Series”. Foram meses de intensa disputa nas etapas nacional e sul-americana até chegar à grande final em Singapura, durante o “Young ITI Day”. Este evento, destinado a jovens pesquisadores, reuniu finalistas da mesma competição, que também apresentaram seus trabalhos acadêmicos no dia 08 de maio de 2024, em Singapura, Ásia.

A participação no “Young ITI World Series” esteve intrinsecamente ligada aos projetos de pesquisa conduzidos pelo Professor Gabriel Magrin na UFSC, em particular, o uso de sutura de polidioxanona como auxiliar em procedimentos de regeneração óssea guiada. Este projeto, coordenado pelo Professor Cesar Benfatti, envolveu parcerias internacionais entre alunos e ex-alunos estrangeiros do PPGO-UFSC, como os equatorianos Edwin Ruales e Mario Escobar, e a peruana Karin Apaza, e incluiu professores de renome internacional, como o Professor Stefano Parma Benfenatti da Universidade de Turino na Itália, oferecendo uma oportunidade valiosa para compartilhar avanços científicos, ampliar a rede de colaborações internacionais e fortalecer o renome da instituição. Tanto os alunos do PPGO-UFSC quanto o Prof. Gabriel Magrin foram bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no projeto de pesquisa apresentado. O Professor Gabriel Magrin foi premiado com uma medalha participativa por ter sido selecionado para a etapa final.

Nos dias seguintes ao “Young ITI Day”, ocorreu o “ITI World Symposium”, entre os dias 09 e 11 de maio de 2024, também em Singapura, sendo esse um dos maiores congressos de Implantodontia do mundo, com mais de 5500 congressistas. A participação do Prof. Gabriel Magrin neste evento também foi de grande relevância para a instituição, uma vez que ele teve a oportunidade de apresentar dois trabalhos científicos em formato de pôster, abordando pesquisas que foram conduzidas dentro da UFSC em colaboração com o grupo de pesquisa em implantes dentários, o CEPID – UFSC. Essas apresentações derivam-se de estudos na temática da Tese de Doutorado do Professor Gabriel Magrin, que buscou minimizar a morbidade de procedimentos cirúrgicos odontológicos por meio da preservação do rebordo alveolar após a exodontia, impactando positivamente a prática clínica dos profissionais e a qualidade de vida dos pacientes. Além disso, o mencionado evento ofereceu uma oportunidade valiosa de fortalecer laços com professores e pesquisadores de outros países, promovendo a colaboração acadêmica e a troca de conhecimento, o que, por sua vez, enriquece a qualidade da pesquisa e do ensino na nossa instituição.

 


CONGRESSO INTERNACIONAL “ROOTS SUMMIT”
Calendário - ícones de negócios e finanças grátis Publicado em 28/05/2024

A Dra. Josiane Almeida, endodontista, egressa do programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora na Universidade do Sul de Santa Catarina e pós-doutoranda em Endodontia da UFSC, palestrou recentemente no Congresso Internacional “Roots Summit”, sediado no Eugenides Foundation, em Atenas, na Grécia. A 25° edição do evento contou com 11 palestrantes de 9 países ao redor do mundo, os quais abordaram diferentes temas relacionados à Endodontia. A Dra. Josiane abordou um tema de extrema importância, porém, ainda pouco explorado na área, relacionado a sua pesquisa atual – “Os efeitos que o tratamento radioterápico podem causar nas estruturas dentais em pacientes com câncer de cabeça e pescoço”.

    

Em seu estágio de pós-doutorado, a Dra. Josiane estuda os efeitos da radioterapia sobre a formação do biofilme e suas implicações nas infecções endodônticas. O supervisor de seu pós-doutorado, Prof. Dr. Lucas da Fonseca Roberti Garcia, há alguns anos têm desenvolvido pesquisas dentro deste tema, com dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas e seus respectivos artigos científicos publicados nos principais periódicos da área odontológica. Vale ressaltar ainda as parcerias internacionais e nacionais estabelecidas no estudo deste tema, entre eles o Centro de Pesquisas Oncológicas – Cepon (Brasil), College of Dentistry – University of Oklahoma (EUA) e School of Dentistry – University of Louisville (EUA). Diversos alunos de graduação e pós-graduação orientados pelo Prof. Lucas estão desenvolvendo pesquisas correlatas sobre o tema, destacando-se  Marcos Testa Magoga, Sérgio Murilo Coelho, Luana Duart Jordani, Ariádne Stenger e Juliana da Silva (Iniciação Científica), Taynara Goulart dos Santos, Anna Victória Costa Serique, Rayssa Sabino da Silva, Luiz Fernando Monteiro Czornobay, Gabriel Hernandez Machado (Mestrado), Mariana Travi Padolfo, Gabriela Pasqualin Ghidini, Bruna Venzke Fischer, Lívia Ribeiro (Doutorado), além da própria Dra. Josiane (Pós-doutorado). Recentemente, o Prof. Lucas foi contemplado com um fomento do CNPq no valor de 110 mil reais para dar continuidade às pesquisas relacionadas a este tema. O câncer de cabeça e pescoço representa um desafio significativo em escala global. Embora a radioterapia seja altamente recomendada como modalidade de tratamento nesses casos, variados efeitos adversos podem afetar a condição bucal do paciente. O alto risco de osteorradionecrose após a radioterapia limita o procedimento de extração dentária, por exemplo. Portanto, o tratamento endodôntico torna-se uma opção viável para o manejo da saúde bucal. Um tratamento de canal adequado evita graves complicações à saúde bucal do paciente. No entanto, é necessário saber não apenas o momento ideal para a sua realização, assim como a forma de realizá-lo, considerando todas as complicações advindas da irradiação. Dra. Josiane ressaltou ainda que o evento foi um sucesso e teve a participação de ouvintes, cirurgiões-dentistas especialistas e clínicos, de 50 países.

 


PROGRAMA SMART MONITORING
Calendário - ícones de negócios e finanças grátis Publicado em 21/12/2023

O programa de computador SMART Monitoring foi desenvolvido com a função de aferir medidas de lesões planas bucais e de pele, utilizando fotografias clínicas associadas a um dispositivo de escala. O uso desse programa é encorajado em pesquisas acadêmicas e ensaios clínicos que possuam como objetivo monitorar lesões e avaliar sua remissão ou progressão. O programa foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial e foi fruto de um trabalho de dissertação de mestrado da aluna Fabiane Smiderle, do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFSC, na área de Concentração de Diagnóstico Bucal, sob orientação do Prof. Gustavo Davi Rabelo e colaboração dos professores Liliane Janete Grando e Ricardo Armini Caldas.

O programa está disponível no website https://smartmonitoring.ufsc.br/   e tem sua versão beta disponível para download de forma gratuita, mediante preenchimento de formulário específico. Vídeos e tutoriais estão também disponibilizados no site, incluindo informações para confecção dos dispositivos de escala impressos em impressoras 3D.

Leia a notícia na íntegra: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/comunicacao/noticias/hospital-da-rede-ebserh-em-santa-catarina-contribui-com-desenvolvimento-de-software-que-monitora-evolucao-de-lesoes-bucais

Professores Gustavo Davi Rabelo e Ricardo Armini Caldas, do Departamento de Odontologia da UFSC, e Liliane Janete Grando, do Departamento de Patologia da UFSC.

Equipe de colaboradores: a mestra Fabiane Smiderle e os programadores Guilherme Grando Carqueja (da esquerda) e André Provensi (da direita).