Carta aberta – Adesão à Greve dos TAEs UFSC 2024

Eu, Débora — e, por consequência, a Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Odontologia— estarei em greve a partir de terça-feira (19/03), em observância aos indicativos do SINTUFSC (Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFSC) e da FASUBRA (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil).

Atualmente, a carreira dos TAEs (Técnico-Administrativo em Educação) possui a remuneração mais baixa do serviço público federal e, como resultado, a maior taxa de rotatividade voluntária registrada. Para além do emergencial de 9%, ocorrido em 2023, não há reajuste desde 2015. A perda salarial acumulada, segundo dados de mais de uma entidade sindical e considerada a inflação dos últimos anos, está em torno de 70%. Inexiste, além disso, qualquer previsão orçamentária de reajuste para 2024.

A bem da verdade é que o cenário não é muito diferente para a carreira docente. Tampouco para os discentes, se considerarmos a evidente defasagem e perda de várias bolsas nos últimos tempos.

O aspecto remuneratório é um, dentre os vários outros que caracterizam o projeto de sucateamento do ensino público superior brasileiro — o qual, com maior ou menor força, tem se tornado cada vez mais palpável, ao longo dos anos.  Todos sabemos que as condições de estrutura física, recursos e segurança também estão fragilizados na universidade. (clique aqui e saiba mais)

Tenho muito apreço pela UFSC, gosto muito de trabalhar aqui. Por isso, sinto ser necessário tomar uma posição, enquanto há tempo e mobilização.

Espero que tudo fique bem e que essa situação se resolva o mais breve possível.

Atenciosamente,
Débora Rodrigues Coelho – Secretária do PPGO/UFSC

>> ATENDIMENTO DURANTE A GREVE <<

Nesse período, demandas urgentes devem ser encaminhadas para o e-mail do PPGO (ppgo@contato.ufsc.br) e serão analisadas/atendidas pela Coordenação do programa.

Não haverá atendimento presencial, telefônico ou por WhatsApp na secretaria do PPGO durante o período de adesão à greve.