Doutorando do PPGO recebe prêmio no maior congresso de implantodontia da Europa

16/10/2019 13:36

O trabalho intitulado “Short-chain fatty acids modulate cytokine- induced inflammation in human oral epithelial cells” do doutorando Gabriel Leonardo Magrin, apresentado no 28 Scientific Meeting of the European Association for Osseointegration, recebeu  o European Prize for Basic Research in Implant Dentistry, maior prêmio da associação para a categoria de pesquisa básica (laboratorial).  O evento ocorreu em Portugal, entre os dias 26 e 28 de setembro de 2019.

A escolha do trabalho de Gabriel, único latino-americano premiado nesta edição do evento, foi realizada após a seleção para apresentação oral em inglês e análise do mérito por comissão avaliadora composta por professores de diferentes países. O trabalho premiado, foi desenvolvido em parceria com a Medical University of Vienna, na Áustria, durante o período em que Gabriel realizou o doutorado sanduíche no exterior, com o apoio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A pesquisa in vitro, realizada no laboratório de Biologia Oral da universidade de Viena, analisou a influência dos ácidos graxos acetato, propionato e butirato em células inflamadas do tecido gengival humano, no qual um importante efeito anti-inflamatório foi observado. A pesquisa foi orientada pelo professor Reinhard Gruber, chefe do departamento de Biologia Oral da universidade austríaca e orientador do doutorando no exterior.

Parabéns ao Gabriel e a seu orientador Prof. Dr. César Augusto Magalhães Benfatti