Corpo Docente

E-mail, Currículo Lattes, ORCID e Research ID dos Docentes, clique aqui.

Ana Lúcia Schaefer Ferreira De Mello

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), mestrado em Odontologia – Saúde Bucal Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Doutorado em Odontologia em Saúde Coletiva também pela UFSC (2009). Ainda realizou Pós-Doutorado no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Administração e Gerência do Cuidado em Enfermagem e Saúde (GEPADES/ PEN/UFSC). É líder do Grupo de Pesquisa Observatório Gestão do Cuidado à Saúde Bucal. Também é membro do grupo de pesquisa GEPADES (PEN/UFSC). Desenvolve trabalhos na área do Cuidado à Saúde, com ênfase em Saúde Bucal Coletiva e Gestão em Saude e Enfermagem, principalmente nos seguintes temas: gestão do cuidado à saúde e à saúde bucal, saúde bucal das pessoas idosas, boas/melhores práticas em saúde, implementação de ações e serviços de saúde, políticas públicas em saúde, rede de atenção à saúde, saúde bucal na atenção primária e telessaúde/teleodontologia. Recebeu Menção Honrosa Prêmio CAPES de Tese ano 2005 – na área de Enfermagem. Também teve trabalho premiado (3° lugar) no Prêmio A.R. Viegas – Od. em Saúde Coletiva, promovido pelo CRO-SP, em 2010. Atualmente exerce o cargo de vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFSC.

Andréa Cristina Konrath*

Possui graduação em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Trabalhou como docente na área de Estatística na Universidade do Vale do Itajaí, (UNIVALI), no período de março de 2007 a janeiro de 2009, e no Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no período de fevereiro de 2009 a julho de 2011, também na área de Estatística. Desde agosto de 2011 é professora adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pertencendo ao Departamento de Informática e Estatística, na qual ministra disciplinas de Estatística na graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Controle Estatístico de Qualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Controle Estatístico de Processo, Métodos Estatísticos, Previsão e Simulação

Andreia Morales Cascaes

Andreia Morales Cascaes é mestre em Saúde Publica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutora em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e, pós-doutora em Saúde Pública pela San Diego State University (SDSU/EUA).Trabalha como professora Adjunta do Departamento de Saúde Pública da UFSC. Atua na área de saúde coletiva, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase nos seguintes temas: determinantes sociais da saúde; epidemiologia aplicada à serviços de saúde; epidemiologia da saúde bucal; e planejamento, implementação e avaliação de intervenções voltadas para a melhoria da gestão do acesso e do cuidado na Atenção Primária à Saúde.

Ariadne Cristiane Cabral Da Cruz

Professora Adjunta do Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Odontologia pela Universidade Paranaense (2000), mestrado em Clínica Integrada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2004), doutorado em Biotecnologia e Biociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e doutorado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Durante o período pós-doutoral (2014-2016), atuou como pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Farmácia na Universidade Federal de Santa Catarina. Apresenta uma formação multidisciplinar com competência e habilidades para trabalhar preferencialmente nas seguintes áreas: Clínica odontológica, Periodontia, Clínica integrada, Materiais Dentários, Engenharia tecidual, Biologia molecular e Cultivo celular. Desenvolveu atividades de pesquisa, ensino e extensão nas instituições citadas. Orientadora de Mestrado e Doutorado

Beatriz Dulcinéia Mendes de Souza

Professora Adjunto do Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (1997). É Especialista (2000), Mestre (2008) e Doutora (2010) em Endodontia pela UFSC. É Especialista em Prótese dentária (2013) pela UFSC. Possui Aperfeiçoamento em Dentística Restauradora (2001) e Cirurgia Bucal (2005). Pesquisadora do Centro Brasileiro de Pesquisas Baseadas em Evidências (COBE-UFSC); Coordenadora do Centro Multidisciplinar de Dor Orofacial da UFSC (CEMDOR), Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) Odontologia-Fonoaudiologia; Coordenadora geral da LigaDOR – UFSC; Associada a Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (SBDOF). Tem experiência na área de Dor Orofacial e Disfunção temporomandibular, Bruxismo, Apneia Obstrutiva do sono, Reabilitação Oral, Prótese Dentária, Oclusão, Endodontia, Trauma Dental e Revisões Sistemáticas.

Bruno Alexandre Pacheco de Castro Henriques

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho (2006), especialização em Gestão de empresas pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (2009) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Minho (2012). Fez pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014) e é pesquisador do centro de pesquisa Sistemas MicroElectroMecânicos (CMEMS-UMinho) da Universidade do Minho (classificado como Centro Excelente pela FCT/Portugal em 2015). Presentemente leciona no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (EMC/CTC/UFSC) onde colabora também nos Grupos de Pesquisa: CERMAT – Núcleo de Materiais Cerâmicos e Compósitos; e CEPID – Centro de Ensino e Pesquisas em Implantes Dentários. É docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (POSMEC), Ciência e Engenharia dos Materiais (PGMAT) e Odondotologia (PPGO) da UFSC. Desenvolve a sua pesquisa nas áreas de processamento e caracterização mecânica de materiais metálicos, cerâmicos e compósitos, com enfoque nos materiais com gradiente funcional de propriedades (FGMs- Functionally Graded Materials) para aplicações biomédicas. Possui experiência e interesse em tecnologias de pulverometalurgia, sistemas de prototipagem rápida aditivos e subtractivos, modelação geométrica 2D e 3D para projecto mecânico e sistemas CAD/CAM, análise de tensões por MEF, desenvolvimento e ensaio de materiais e sistemas protéticos odontológicos. É autor de várias publicações em periódicos internacionais (ISI) e participa com regularidade em conferências nacionais e internacionais. É autor de duas patentes. É bolsista do CNPq e da Fundação Alemã Alexander von Humboldt.

César Augusto Magalhães Benfatti

Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru(2000), mestrado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina(2006), doutorado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina(2008), pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina(2013), aperfeicoamento em Programa de capacitação profissional pela Faculdade de Odontologia de Bauru – USP(2002), aperfeicoamento em Atualização em Implantodontia pelo Instituto de Ensino Odontológico(2003), aperfeicoamento em Training for processing and analysis of histologic pela Universidad Degli Study "G’Anuzzio" Chieti-Pescara(2009), aperfeicoamento em Atualização em Cirurgia Avançada para Implantodont pelo Instituto de Ensino Odontológico(2003), aperfeicoamento em Aperfeiçoamento em Cirurgia pela Sociedade Paulista de Ortodontia(2001), aperfeicoamento em Curso de Habilitação em Analgesia Inalatória pelo Associação Brasileira de Analgesia e Sedação Conciente(2006) e aperfeicoamento em Programa de capacitação profissional pela Faculdade de Odontologia de Bauru – USP(2001). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, Membro de corpo editorial da Revista Dental Press de periodontia e implantologia, Revisor de periódico da The International Journal of Oral and Maxillofacial Implants, Revisor de periódico da Clinical Implant Dentistry and Related Research, Membro de comitê assessor do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Membro de comitê assessor do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Membro de comitê assessor do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Implantodontia. Atuando principalmente nos seguintes temas:tratamento de superfícies de implantes, periimplantites.

Cláudia Ângela Maziero Volpato

Possui Graduação em Odontologia (1988), Mestrado em Odontologia – Implantodontia (2001) e Doutorado em Odontologia – Dentística (2005) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Em 2017 fez pós-doutorado em Materiais Cerâmicos com Gradientes Funcionais na Universidade do Minho – Portugal. É especialista em Prótese Dentária pela Associação do Norte do Paraná – Londrina (1993) e especialista em Implantodontia pelo Conselho Regional de Odontologia – SC (2003). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Ministra as disciplinas de Prótese Parcial e Clínica III no curso de Graduação em Odontologia. Na Pós-Graduação, ministra a disciplina de Estudo dos Materiais Odontológicos, nivel Mestrado e Doutorado. Tem experiência em Reabilitação Oral, com foco em próteses fixas cerâmicas e sobre implantes. Seus principais temas de pesquisa estão relacionados à análise instrumental da cor e cerâmicas odontológicas. Está vinculada ao Núcleo de Materiais Cerâmicos e Compósitos – CERMAT/UFSC e é líder do Grupo de Pesquisa em Reabilitação Oral – UFSC.

Cleonice da Silveira Teixeira

Possui graduação em Odontologia, especialização em Endodontia (1995) e Mestrado em Odontologia (Materiais Dentários, 2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Concluiu Doutorado em Odontologia (Endodontia) pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP, 2008). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Odontologia, Área de Endodontia, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participa das disciplinas de Endodontia pré-clínica, Endodontia Clínica e é responsável pela disciplina de Clínica Odontológica II. É professora vinculada ao Grupo de Pesquisa ENDO UFSC e membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFSC. Tem experiência clínica e didática na área de Odontologia, com ênfase em Endodontia, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico pulpar; acesso endodôntico; soluções irrigadoras do canal radicular; materiais obturadores e restauradores do canal radicular, microscopia eletrônica aplicada à Odontologia, traumatismos dentais. Suas principais linhas de pesquisa focam a etiologia, diagnóstico, prevenção e terapias aplicadas à Odontologia; o desenvolvimento e aprimoramento de materiais odontológicos para aplicação endodôntica, as técnicas de tratamento do sistema de canais radiculares, e os procedimentos restauradores após tratamento endodôntico e trauma dental. Publicou diversos artigos científicos completos em periódicos de forte impacto, tais como: The Journal of de American Dental Association (JADA), Journal of Endodontics, International Endodontic Journal, Journal of Dentistry, Dental Traumatology, Clinical Oral Investigations, Brazilian Dental Journal, dentre outros. É membro da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) desde 2002 e da International Association for Dental Research (IADR) desde 2006. É assessora científica Ad Hoc das revistas Brazilian Dental Journal, Quintessence Internacional, Indian Journal of Dental Research, International Journal of Paediatric Dentistry, Microscopy Research and Technique, BMC Oral Health, Clinical Oral Investigation, European Endodontic Journal, Biomaterial Investigation in Dentistry, Clinical Cosmetic and Investigational Dentistry e Nigerian Journal of Clinical Practice.

Daniela Lemos Carcereri*

Professora Titular do Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui Graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), Mestrado em Odontologia, área de Odontopediatria, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e Doutorado em Engenharia de Produção, área de Mídia e Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Pós-doutorado junto ao Departamento de Organização e Didática Educativa da Faculdade de Pedagogia da Universidade de Barcelona, Espanha, bolsista do CNPq (2013). Atua como professora no Curso de Graduação em Odontologia; no Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina, área de concentração Odontologia em Saúde Coletiva e no Curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família -REMULTISF, ministrado em parceria pela Universidade Federal de Santa Catarina e a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.. Sub-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Odontologia (2011-2012). Coordenadora da REMULTISF (2010 e 2014-2015). Coordenadora do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina (2015-2017). Sub-chefe do Departamento de Odontologia da UFSC no período de 2017-2019. Membro da Comissão de Ensino da Associação Brasileira de Ensino Odontológico – ABENO ( 2014-atual). Representante da ABENO na Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva – REDE APS/ABRASCO. Membro do Grupo Temático Saúde Bucal Coletiva da ABRASCO. Membro da Academia Catarinense de Odontologia. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Saúde Bucal Coletiva. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Interdisciplinaridade, Educação e Saúde ( GIS/UFSC) e desenvolve projetos e pesquisas principalmente sobre os temas ensino na saúde e atenção primária à saúde.

Elena Riet Correa Rivero

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Pelotas (1996), mestrado em Patologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Odontologia (Patologia Bucal) pela Universidade de São Paulo (2003). Realizou Estágio pós-doutoral no Queen Mary – University of London (2013-2014). É professora associada do Departamento de Patologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando no Curso de Graduação em Odontologia e no Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFSC. É fundadora e coordenadora do Laboratório de Patologia Bucal da UFSC. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Patologia Bucal, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico laboratorial de lesões do complexo buco-maxilo-facial, tumores odontogênicos e carcinogênese bucal. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFSC.

Filipe Modolo Siqueira

É Cirurgião Dentista graduado pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (2003) e Doutor em Odontologia (Patologia Bucal) também pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente exerce o cargo de Professor Associado no Departamento de Patologia (PTL) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além disso, é orientador de Mestrado e Doutorado Acadêmico do Programa de Pós Graduação em Odontologia da UFSC (PPGO-UFSC) na área de concentração em Diagnóstico Bucal. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Patologia Geral e Bucal, atuando principalmente nos seguintes temas: Diagnóstico de lesões do complexo buco-maxilo-facial, Imuno-histoquímica, Cultura de células, Biologia Celular e Molecular e Regeneração tecidual.

Gabriel Leonardo Magrin

Professor Adjunto de Periodontia e Implantodontia no Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-Doutorando no Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2021-atual). Bolsista pelo International Team for Implantology (ITI Scholar) e pesquisador visitante na Universidad Complutense de Madrid e na Universidad de Santiago de Compostela – Espanha (2021-2022). Doutor em Odontologia na Área de Concentração de Implantodontia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2016-2020). Bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PDSE – CAPES) e pesquisador visitante na Medizinische Universität Wien – Viena – Áustria (2018-2019). Mestre em Odontologia na Área de Concentração de Implantodontia pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2014-2016). Especialista em Periodontia pela Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic – São Paulo – SP (2020-2022). Especialista em Implantodontia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas – FOP-UNICAMP (2011-2013). Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2005-2009). Como clínico, tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Implantodontia e Periodontia. Como pesquisador, possui experiência nas seguintes áreas: ensaios clínicos randomizados, revisões sistemáticas, bioengenharia do tecido ósseo, ensino em Odontologia, planejamento em Implantodontia, técnicas para minimizar as alterações volumétricas do rebordo alveolar após a exodontia, alterações inflamatórias peri-implantares, cirurgia virtual guiada, biologia celular e histologia bucal.

Gerson Luiz Ulema Ribeiro*

Possui graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), doutorado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e pós-doutorado em Ortodontia pela Baylor College of Dentistry – Dallas-TX-EUA. Obteve a Diplomação no Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial em 2004. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina com atuação nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão. Participa do Grupo de Pesquisa ORTODONTIA UFSC. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Ortodontia e Ortopedia Facial. Desde 2008 integra a diretoria do Colégio dos Diplomados pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial. Diretor científico da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial de Santa Catarina

Graziela De Luca Canto

Pós-doutora pela Universidade de Alberta, Canadá (2013/2014). Doutora em Odontologia pela UFSC (2010). Mestre em Ortodontia pela FOB/USP (1997). Especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial pelo CRO/SC (2003) Especialista em Ortodontia, Especialista em Educação a Distância SENAC/SC (2010). Graduada em Odontologia pela UFSC (1986). Professora do Departamento de Odontologia da UFSC, desde 1992. Professora do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFSC. Atualmente é Diretora da Pró-reitoria de Extensão da UFSC. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Pesquisa Baseada em Evidências, atuando principalmente nos seguintes temas: revisão sistemática, bruxismo e apneia do sono, disfunção temporomandibular e dor orofacial. Coodenadora do Centro Brasileiro de Pesquisas Baseadas em Evidências-COBE-UFSC, onde mais de 500 pesquisadores já foram capacitados a realizar revisões sistemáticas, em apenas 6 anos. Orientadora de doutorado, mestrado e PIBIC. Em 2020 concluiu o Global Clinical Scholars Research Training (GCSRT) program na Harvard Medical School, em Boston.

Guilherme Carpena Lopes

Guilherme Carpena Lopes Cirurgião-Dentista graduado pela UFRGS (1995), Especialista em Dentística pela UFSC (1998), obteve título de Mestre em Dentística pela UFSC em 2001 e doutorado em Dentística em 2003 (UFSC). É Professor Associado IV de Dentística no departamento de Odontologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ministrou mais de 500 palestras na sua área de atuação nos seguintes países: Brasil, Canadá, Portugal, Marrocos, Kosovo, México, Equador, Costa Rica, Argentina, Venezuela, Bolívia, Colômbia, Guatemala, Republica Dominicana, Estados Unidos, Suécia, El Salvador, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia UFSC sendo orientador de mestrado e Doutorado na área de concentração Dentística. Foi sub-coordenador do programa de pós-graduação em Odontologia (UFSC) por 7 anos. Responsável pelas disciplinas: PPO410010-Estética em Odontologia (no Doutorado) e PPO410021-Microscopia Eletrônica aplicada à Odontologia (no mestrado). Membro do Comitê Técnico Administrativo do Laboratório Central de Microscopia Eletrônica (UFSC). Em 2012, fez estágio de pós-doutorado em Materiais Dentários na PUCRS com a realização de uma parte do estudo na Universidade de Toronto (Canadá). Membro do corpo editorial das seguintes revistas científicas: Operative Dentistry (Qualis A1), Revista da Faculdade de Odontologia da UFRGS, Revista Sul-Brasileira de Odontologia, do Cosmetic Dentistry: Beauty & Science, Revista Odonto Ciência (Journal of Dental Science) e Revista do CRORJ. Consultor Ad Hoc: The Journal of Adhesive Dentistry (Qualis A2), Journal Applied Oral Science (Qualis B1), The Scientific World Journal (Qualis B2), Revista de Odontologia da UNESP, Arquivos em Odontologia, Revista de Investigação Biomédica, Extensio, Revista da APCD, Revista da Faculdade de Odontologia de Lins e RGO. Também revisa artigos para as seguintes revistas científicas: Journal of Esthetic and Restorative Dentistry, Journal of Biomedical Materials Research: Part B – Applied Biomaterials, Materials Research, The International Journal of Paediatric Dentistry, Quintessence International, Clinical Cosmetic and Investigation Dentistry, European Journal of Dentistry, International Journal of Dentistry e Indian Journal of Dental Research.

Gustavo Davi Rabelo

Professor Adjunto do Departamento de Odontologia da UFSC. Atua na graduação e pós-graduação, em parceria com as instituições: UFJF, UFU, AC Camargo Cancer Center e University Medical Center Hamburg-Eppendorf. Tem experiência nas áreas de Estomatologia, Morfologia e Osteologia. Pesquisa principalmente dentro das seguintes temáticas: Tecido ósseo, Osso cortical, Qualidade óssea, Histomorfometria, Microarquitetura, Lacunaridade, Dimensão Fractal, Inteligência Artificial, Microcracks, ainda, outros temas como Lesões orais, Neoplasias bucais, Lesão fibro-óssea benigna, Carcinoma Epidermóide, Osteonecrose e Osteorradionecrose.

Juliana Silva Ribeiro de Andrade

Professora de Endodontia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-doutora pelo programa de Pós-doutorado Empresarial do CNPQ em conjunto com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Yller Biomateriais. Professora do Permanente programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPel e também da UFSC. Doutora em Clínica Odontológica pelo programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade do Federal do Rio Grande do Sul (UFPel). Com periodo de Doutorado Sanduíche no exterior, na University of Michigan – EUA (2018-2019) financiado pela CAPES, onde atuou no desenvolvimento e caracterização de hidrogéis injetáveis, arcabouços 3D (scaffolds) e outros sistemas de liberação de moléculas bioativas para regeneração de tecidos da região craniofacial. Mestre em Dentística, possui especialização em Endodontia (Instituto Educacional Odontológico do Mercosul) e graduação em Odontologia pela UFPel (2015). Atua no desenvolvimento de biomateriais para odontologia com ênfase na atividade antimicrobiana.

Jussara Karina Bernardon*

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). MESTRE em Dentística pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (2007) e DOUTORA em Dentistica pela UFSC (2008). Professora Associada da UFSC atuando nas disciplinas de graduação em Dentística Pré clinica, Clinica II e ESAI I. Professora da Pós graduação em Odontologia,área de concentração Clinica Odontológica/ Dentística, orientando alunos de mestrado e doutorado. Está vinculada ao Grupo de Pesquisa Dentística Florianópolis. Coordena e participa como colaboradora de diferentes projetos de pesquisa e extensão na sua área. Autora e colaboradora de 14 livros nacionais e internacionais, além de publicar periódicos científicos sobre diferentes linhas de pesquisa, com intuito de validar ou inovar protocolos e produtos já existentes.

Lauren Oliveira Lima Bohner

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Implantodontia pela UNICAMP. Mestre em Odontologia (Reabilitação Oral) pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FORP-USP). Doutora em Prótese Dentária (2017) pela Universidade de São Paulo (USP) e pela RWTH Aachen University (Rheinisch-Westfaelische Technische Hochschule , Alemanha). Realizou pós-doutorado no Departamento de Prótese Dentária na Universidade de São Paulo (USP) e no Departamento de Cirurgia Oral e Bucomaxilofacial na University Hospital Münster (Universitätsklinikum Münster, Alemanha). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Odontologia da UFSC e pesquisadora externa no Departamento de Cirurgia Oral e Bucomaxilofacial da University Hospital Münster. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: tecnologias digitais aplicadas à Implantodontia e reabilitação oral, técnicas de imagem aplicadas à Implantodontia e Cirurgia Bucomaxilofacial, fatores de risco em Implantodontia, biometria médica e bioestatística.

Liliane Janete Grando*

Cirurgiã-dentista, graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), com mestrado em Odontopediatria na mesma instituição (término em 1992 – tema da dissertação: Histopatologia da Erosão Dental em dentes decíduos), realizou seu Doutorado em Odontologia – Estomatologia Clínica, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (término em 2000 – tema da tese: Manifestações estomatológicas em pacientes pediátricos infectados pelo HIV, com identificação de vírus em cavidade bucal pelo método da PCR e perfil social das crianças brasileiras e norte-americanas). Fez doutorado sanduíche na Dental School da State University of New York, NY-USA. Fez dois períodos de estágio pós-doutoral (2009 e 2016) na Universidad Européa de Madrid, Espanha, mantendo vinculo com aquela equipe de professores até o momento. Realizou nova visita técnica aquela universidade espanhola, por 3 meses, no ano de 2016. Professora TITULAR do Departamento de Patologia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina, atua junto a graduação em Odontologia, nas Disciplinas de Patologia Bucal e Práticas em Estomatologia Ambulatorial em Ambiente Hospitalar. É professora da Pós-graduação em Odontologia da UFSC (mestrado e doutorado em Diagnóstico Bucal) e da RIMS (Residência Integrada Multiprofissional do HU/UFSC – Odontologia de alta complexidade/ Odontologia Hospitalar). Coordena e participa de vários projetos de pesquisa e de extensão desenvolvidos no Núcleo de Odontologia Hospitalar do Hospital Universitário da UFSC. Tem habilitação em Laserterapia (LELO-USP), em Odontologia Hospitalar (CFO) e Ozonioterapia aplicada à Odontologia (UNISOCIESC – processo em andamento junto ao CFO). Criou e coordena o Ambulatório de Estomatologia do Núcleo de Odontologia Hospitalar do HU/UFSC (há 24 anos) e criou o projeto Odontologia Hospitalar, atendimento pré, trans e pós tratamento do Câncer de Boca (7 anos). É professora convidada dos Cursos de Especialização da UFSC e consultor ad hoc de revistas científicas. Prestou consultoria em Estomatologia no Curso de Odontologia da Universidade do Sul de Santa Catarina por 8 anos, como convidada, participando da fase de estruturação do referido curso. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em lesões bucais em Odontopediatria, Estomatologia, Patologia Bucal e Odontologia Hospitalar, Laserterapia e Ozonioterapia aplicadas à Odontologia. É coordenadora adjunto do Núcleo de Odontologia Hospitalar do HU/UFSC, sendo responsável técnica pelos atendimentos de pacientes na área de Estomatologia, bem como coordena as bolsas a alunos de graduação em Odontologia que atuam no referido Núcleo.

Lucas da Fonseca Roberti Garcia

Possui graduação em Odontologia (1999), Especialização e Mestrado em Endodontia pela Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP (2005) e Doutorado em Materiais Dentários pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba – FOP/UNICAMP (2009). Com apoio do CNPq e Fapesp realizou dois Pós-Doutorados na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – FORP/USP (2010 e 2012). Realizou o terceiro Pós-Doutorado na Faculdade de Odontologia de Araraquara – FOAr/UNESP (2013), também com auxílio da Fapesp. Foi bolsista Jovem Pesquisador na FOAr/UNESP, com auxílio recebido junto a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Estadual Paulista (ProPe/UNESP), nos anos de 2014/2015. Atualmente é Professor Adjunto 1B do Departamento de Odontologia, Área de Endodontia, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia – área de concentração Endodontia – da UFSC e Coordenador da Comissão de Pesquisa do Departamento de Odontologia. Também é Professor Colaborador do Programa de Mestrado Integrado em Medicina Dentária da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (Portugal). Está vinculado aos seguintes Grupos de Pesquisa: ENDO UFSC (líder), Propriedades Físico-Química, Mecânica e Biológica dos Materiais Dentários, e Materiais Odontológicos (Endodontia e Reabilitação) UFAM. Suas principais linhas de pesquisa se concentram no desenvolvimento e aprimoramento de materiais odontológicos para aplicação endodôntica, nas propriedades físico-químicas de cimentos endodônticos reparadores e obturadores, na biocompatibilidade e citotoxicidade de materiais odontológicos e nas técnicas de instrumentação do sistema de canais radiculares. Publicou diversos artigos científicos completos de sua área de conhecimento em periódicos de forte impacto, tais como Journal of Endodontics, International Endodontic Journal, Journal of Dentistry, Australian Endodontic Journal, Journal of Prosthetic Dentistry, Journal of Adhesive Dentistry, Dental Traumatology, Clinical Oral Investigations entre outros. É Editor Associado para a área de Endodontia do periódico European Journal of Dentistry e Editor Acadêmico do periódico International Journal of Dentistry. É membro da International Association for Dental Research (IADR) desde 2005 e da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) desde 2003.

Luis André Mendonça Mezzomo

Graduou-se em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Em 2007 obteve os títulos de Mestre e Especialista em Prótese Dentária pela Universidade Luterana do Brasil e pelo Conselho Federal de Odontologia, respectivamente. Obteve o título de Doutor em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 2010, com período sanduíche (ITI Fellowship) no Eastman Dental Institute for Oral Health Care Centre (Londres, Reino Unido) (2008-2009). Fez Estágio Pós-Doutoral na PUCRS (2010-2013), onde participou de pesquisa clínica com implantes dentários, além de revisão sistemática e estudo pré-clínico. Atualmente é Professor Adjunto da Disciplina de Prótese Total do Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui formação como pesquisador com metodologias de ensaios clínicos, pesquisa com animais de laboratório, estudos laboratoriais e revisão sistemática da literatura. Tem experiência na área de Implantodontia, com ênfase nos seguintes temas: Implantes Unitários, Implantes Curtos, Próteses fixas implanto-suportadas parciais e totais, Regeneração óssea guiada e Odontologia baseada em evidências. Líder do grupo de pesquisa do CNPq: Clínica Odontológica.

Mabel Mariela Rodriguez Cordeiro*

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado em Odontologia pela UFSC. Fez o pós-doutorado na University of Michigan (Estados Unidos) na área de Biologia Molecular e Engenharia de Tecidos, trabalhando com células-tronco. Atualmente é professora do Centro de Ciências Biológicas da UFSC, e professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFSC. É líder do Grupo de Pesquisa “Biologia Molecular e Células-Tronco: reparo, regeneração e engenharia de tecidos” e do Laboratório de Bioengenharia de Tecidos Dentários (LABITED), além de professora colaboradora do Laboratório de Neurobiologia da Dor e Inflamação (LANDI) da UFSC. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria e Biologia e Regeneração de Tecido Pulpar. As suas linhas de pesquisa são: biologia molecular e engenharia de tecidos, células-tronco adultas, biologia pulpar, engenharia de tecido pulpar com células-tronco adultas, tratamento endodôntico de dente decíduo, biologia dos tecidos mineralizados, angiogênese, apoptose e câncer bucal.

Marcio Correa*

Graduação em Odontologia – Universidade Federal de Santa Catarina (1987) Especialista em Radiologia Odontológica (1995). Doutorado em Estomatologia Clínica – Pontifícia Universidade Católica Rio Grande do Sul (2003). Estágio Pós Doutoral na University of North Carolina (2017). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Grupo de Pesquisa: Odontologia Baseada em Evidências. Linha de Pesquisa: Propostas diagnósticas, preventivas, educativas e terapêuticas, por meio de avaliações comportamentais, clínicas e laboratoriais. Experiência na área de Odontologia, com ênfase em Radiologia Odontológica, atuando principalmente nos seguintes temas: radiologia digital, tomografia computadorizada de feixe cônico e interpretação e diagnóstico por métodos convencionais de imagem, assim como por métodos seccionais.

Marco Aurélio Bianchini

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), mestrado em Implantodontia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Implantodontia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Implantodontia, atuando principalmente nos seguintes temas: implantes, carga imediata, implante, implantodontia e implantes dentários.

 

Maurício Malheiros Badaró

Professor Adjunto no Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Graduado pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará – FO/UFPA. Especialista em Prótese Dentária pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo – HRAC/USP. Mestre e Doutor em Odontologia (Reabilitação Oral) pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – FORP/USP. Possui experiência e atua nas seguintes linhas de pesquisa: Desinfecção/ Controle Microbiano de Próteses Removíveis; Biofilmes; Candida spp.; Fatores de Virulência de Candida spp.; Estomatite relacionada a prótese; Propriedades Mecânicas dos Materiais Odontológicos; Clínica Odontológica. Linhas de pesquisa em desenvolvimento: Odontologia do Esporte; Dimensão Fractal; Prótese Bucomaxilofacial. Possui parceria com a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FORP/USP) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Mariane Cardoso 

Pós-doutora pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP). Doutora em Odontologia pela UFSC (2004). Mestre em Odontologia pela UFSC (2001). Graduada em Odontologia pela UFSC (1997). Professora Associada 2 do Departamento de Odontologia da UFSC, desde 2009. Professora do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFSC. Atualmente é Subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da UFSC. Tem experiência na área de traumatismo dental na dentição decídua, tratamento endodôntico em dentes decíduos, exodontias e mantenedores de espaço. Orientadora de doutorado, mestrado e PIBIC.

Michele da Silva Bolan

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), mestrado e doutorado em Odontologia área de concentração Odontopediatria pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora associada da disciplina de Odontopediatria da Universidade Federal de Santa Catarina , atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento endodôntico em dente decíduos e permanentes jovens, histotologia, imunologia, reabsorção radicular, erosão, bruxismo, qualidade de vida e saúde bucal

Ricardo Armini Caldas*

Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC atuando na área de Oclusão. Possui graduação em Odontologia (2012) pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, aperfeiçoamento em Implantes Osseointegrados (2013, ACDC-Campinas), mestrado (2015) e doutorado (2018) em Clinica Odontologica na área de Prótese Dental, ambos pela FOP-UNICAMP. Realizou estágio pós-doutoral (CAPES/PNPD) no programa de Clínica Odontológica na área de Prótese Dental da FOP-UNICAMP. Em 2010 realizou intercâmbio universitário para a Universidade de Copenhagen, Dinamarca. Sua área de especialidade em pesquisa é Biomecânica, atuando em diversos campos da odontolgia, principalmente através da utilização do Método por Elementos Finitos.

Ricardo de Souza Magini

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina(1986), mestrado em Periodontia pela Faculdade de Odontologia de Baurú(1993) e doutorado em Periodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru – USP(1997). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Periodontia. Atuando principalmente nos seguintes temas: osseointegração.

Ricardo Luiz Cavalcanti de Albuquerque Junior

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994), mestrado em Patologia Oral pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998) e doutorado em Patologia Oral pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002). Atuou como Pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (Aracaju/SE), além de como Professor de Patologia Oral e Maxilofacial do Curso de Odontologia da Universidade Tiradentes, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (Mestrado/Doutorado) da Universidade Tiradentes (Aracaju/SE), e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO). Atualmente atua como Professor do Departamento de Patologia da Universidade Federal de Santa Catarina (Campus Trindade, Florianópolis). Tem experiência na área de Patologia Oral e Maxilofacial e Patologia Experimental, atuando principalmente na avaliação in vitro e in vivo de compostos naturais ou sintéticos com potencial aplicação no processo de regeneração/reparo tecidual e como agente antitumoral.

Rogério de Oliveira Gondak

Docente e pesquisador do Departamento de Patologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou os cursos de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estomatopatologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É especialista em Implantodontia e em Patologia Oral. Realizou o Programa de Educação Continuada pela New York University (NYU) e possui habilitação em Analgesia Inalatória. Atualmente, tem contribuído na formação de recursos humanos como professor permanente do Curso de Pós-graduação em Odontologia (PPGO) da UFSC na área de concentração em Diagnóstico Bucal. Seus interesses científicos se concentram nas seguintes linhas de pesquisa: Bioestatística, Patologia Clínica e Experimental, Histopatologia, Oncologia e Imunopatologia.

Sylvio Monteiro Júnior*

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1973), mestrado em Odontopediatria pela Universidade Federal de Santa Catarina (1980), mestrado em Operative Dentistry – Indiana University Purdue University At Indianapolis (1984) e Phd em Preventive Dentistry – Indiana University Purdue University At Indianapolis (1986). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Clínica Odontológica, atuando principalmente nos seguintes temas: resinas compostas, odontologia, dentística e clareamento dental. Está vinculado ao GRUPO DE PESQUISA em Odontologia DENTÍSTICA FLORIANÓPOLIS.

Thais Mageste Duque

Professora Adjunto I,Departamento de Odontologia, Área de Endodontia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenadora do Projeto de Extensão Endoperio (UFSC). Está vinculada ao Grupos de Pesquisa ENDO UFSC. Jovem docente permanente do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO). É membro honorário da Liga de Periodontia da UFSC – LacPerio.Participa das disciplinas de Endodontia pré-clínica, Endodontia Clínica. Gradou-se em Odontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008). É Especialista em Endodontia, Mestre e Doutora em Clínica Odontológica, Área de concentração em Endodontia pela Universidade Estadual de Campinas (FOP/UNICAMP). Participou do Programa de Doutorado sanduíche na Ohio State University, Division of Periodontology, College of Dentistry (Columbus, OH, USA).É assessora científica ad hoc dos periódicos Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research (BJSCR), Journal of Surgical and Clinical Dentistry (JSCD) e UNINGÁ Review (Online).Tem experiência Clínica e Docente em em Endodontia. Atua principalmente em áreas clínicas realizadas em humanos, com linha de pesquisa em Microbiologia Endodôntica, microbiologia oral, métodos de caracterização microbiana, agentes antimicrobianos, resistência microbiana e lesão endoperio

Thais Marques Simek Vega Gonçalves

Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Departamento de Odontologia, Área de Prótese Dental. Graduou-se em Odontologia (2001) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUCCAMP, realizando posteriormente seu Mestrado (2010), Doutorado (2013) e Pós-doutorado (2014-2015) em Clínica Odontológica, Área de Prótese Dental, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Prótese Dental e Oclusão, atuando principalmente nos temas: estudo da função mastigatória, reabilitação oral e desordens temporomandibulares. Atualmente, coordeno o grupo de pesquisa do CNPq intitulado Pesquisa em Clínica Odontológica – UFSC.

* professores colaboradores